SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da famíliaAvaliação do conhecimento da ética médica dos graduandos de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BORNEA, Eloá Rondi; GONCALVES, Aguinaldo  e  PADOVANI, Carlos Roberto. Avaliando conhecimento em DST de graduandos em medicina segundo a taxonomia de bloom. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.25-30. ISSN 1981-5271.

Durante a graduação e o ingresso na especialidade, as avaliações cognitivas são amplamente aplicadas e utilizadas para analisar o aprendizado. Entretanto, nem sempre o instrumento empregado é compatível e suficiente para avaliar os tópicos aprendidos. O objetivo da presente investigação, além de apreender o grau de conhecimento que graduandos de Medicina detêm sobre DST, é investigar a existência de distribuições preferenciais a respeito segundo o gênero. Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo de retroanálise. Foi adotada uma bateria de 25 testes de múltipla escolha formulados segundo a tipologia de Bloom, grau de dificuldade, núcleo temático das DST e aplicados a 68 internos do sexto ano. Os resultados registraram distribuição preferencial (p < 0,001) com homogeneidade do alunado em direção à alternativa mais frequente e polarização dos acertos nas categorias Conhecimento e Análise. Esses dados ilustram o modelo de educação médica atual, em que predomina a transmissão de informações ao invés da elaboração e reconstrução do conhecimento, o que tem levado à busca de novas estratégias de ensino e avaliação.

Palavras-chave : Educação Médica; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Estudantes de Medicina; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )