SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Avaliação do conhecimento da ética médica dos graduandos de medicinaA transformação curricular e a escolha da especialidade médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

PINTO, Anderson Nunes  y  FALCAO, Eliane Brígida Morais. Religiosidade no contexto médico: entre a receptividade e o silêncio. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.38-46. ISSN 1981-5271.

Pesquisa realizada em um programa de hemodiálise de um hospital público universitário do Rio de Janeiro investigou percepções de um grupo de médicos em relação à religiosidade de seus pacientes frente à doença e ao tratamento. Foi usada como base teórica a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a metodologia quali-quantitativa de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os discursos revelaram o reconhecimento da presença e da importância das crenças religiosas no contexto da assistência médica, sendo elas valorizadas como um recurso psicológico tanto no enfrentamento das dificuldades da doença e do tratamento, no caso dos pacientes, quanto no enfrentamento das situações difíceis vividas no exercício profissional, no caso dos médicos. Também evidenciaram a existência de dificuldades em conversar sobre o assunto com os pacientes e o silêncio sobre ele entre os colegas médicos. Os resultados encontrados indicam a necessidade de maior elaboração reflexiva sobre o assunto no grupo investigado, carência de maior investimento educacional na formação médica no que se refere às questões religiosas e maior divulgação, entre os médicos, de trabalhos publicados sobre o assunto.

Palabras clave : Percepção; Religião; Hemodiálise; Assistência ao Paciente; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )