SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Religiosidade no contexto médico: entre a receptividade e o silêncioConhecimentos em atenção pré-hospitalar e suporte básico de vida por estudantes recém-ingressos de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSTA, José Roberto Bittencourt et al. A transformação curricular e a escolha da especialidade médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.47-58. ISSN 1981-5271.

A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no caso a aprendizagem baseada em problemas (ABP), e com a passagem pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) desde os primeiros períodos pode influenciar a trajetória de formação profissional de seu estudante? Para responder a esta questão - objetivo deste estudo -, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa com os discentes matriculados no quinto período do curso, por meio de entrevistas, as quais foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram significativa receptividade ao novo modelo curricular, pelo entendimento de que este é capaz de suscitar novas reflexões dirigidas à futura prática do estudante, e, igualmente, ao conceito de saúde e ao processo de adoecimento. Verificou-se, ainda, que a opção precoce por uma especialidade, expressa pela maior parte dos entrevistados, não foi alterada sob o novo currículo e que a formação do médico como generalista ou médico de família é ainda pouco valorizada.

Palavras-chave : Escolha da Profissão; Estudantes de Medicina; Saúde da Família; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )