SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Especialidade médica: escolhas e influênciasVisão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

THOMAZI, Lívia; MOREIRA, Fernanda Gonçalves  e  MARCO, Mario Alfredo de. Avaliação da evolução da empatia em alunos do quarto ano da graduação em medicina da Unifesp em 2012. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.87-93. ISSN 1981-5271.

OBJETIVO: O estudo consiste em reavaliar, em 2012, a empatia em alunos do quarto ano de Medicina da Unifesp, que foram avaliados em 2009 enquanto cursavam o primeiro ano, e comparar os resultados obtidos. MÉTODO: Um instrumento validado, chamado Inventário de Empatia5, foi usado para medir a empatia entre 80 alunos do quarto ano de graduação da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. O inventário tem 40 perguntas em escala Likert, que avalia quatro fatores que compõem a habilidade de empatia: Tomada de Perspectiva, Flexibilidade Interpessoal, Altruísmo, Sensibilidade Afetiva. RESULTADOS: A empatia dos alunos da graduação em Medicina da Unifesp não apresentou variação estatisticamente significativa quando comparada em 2009 e 2012. CONCLUSÃO: O maior contato que os alunos mantêm com os pacientes desde o início da graduação, aliado à grade curricular repleta de matérias voltadas para a área de Humanas, possivelmente explica o resultado obtido. Os alunos da instituição são capazes de desenvolver a técnica, dando-lhe um caráter mais humanista e aprendendo desde cedo a tratar doentes, e não doenças.

Palavras-chave : Empatia; Educação Médica; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )