SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Avaliação da evolução da empatia em alunos do quarto ano da graduação em medicina da Unifesp em 2012Avaliação do estágio de urgências clínicas em uma unidade de pronto atendimento sob a perspectiva dos alunos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BARRETO, Vitor Hugo Lima  and  MARCO, Mario Alfredo de. Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.94-102. ISSN 1981-5271.

INTRODUÇÃO: Os cursos de Medicina do Brasil oferecem, nos dois últimos anos, o estágio obrigatório nas cinco áreas médicas essenciais, chamado internato. Atualmente, serviços de saúde das redes municipais e estaduais passaram a compor os estágios do internato. OBJETIVO: O presente estudo dedicou-se a conhecer a realidade do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco através da perspectiva do preceptor. METODOLOGIA: Trata-se de um levantamento descritivo, de natureza qualitativa, em um corte transversal, aplicado às cinco áreas básicas do internato. Foram realizadas entrevistas com os preceptores coordenadores dos serviços de saúde envolvidos no internato. RESULTADOS: As categorias temáticas mais relevantes para o estudo foram: expectativa do preceptor sobre a formação médica durante o rodízio; modelos de ensino da preceptoria; gestão do ensino e integração ensino-serviço. CONCLUSÕES: O estudo representa um aprofundamento sobre as atividades de ensino nos cenários de prática do internato. As categorias analisadas representam pontos cruciais para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço. Outros estudos deverão abordar as perspectivas do estudante, do professor e do gestor, importantes para complementar as informações obtidas no presente estudo.

Keywords : Educação Médica; Graduação Médica; Internato e Residência; Integração Ensino-Serviço; Preceptoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )