SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Avaliação do estágio de urgências clínicas em uma unidade de pronto atendimento sob a perspectiva dos alunosMadAlegria: estudantes de medicina atuando como doutores-palhaços: estratégia útil para humanização do ensino médico? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DORIGATTI, Alcir Escocia et al. Projeto terapêutico singular no âmbito da saúde mental: uma experiência no curso de graduação em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.113-119. ISSN 1981-5271.

O Jardim Campo Belo, localizado no município de Campinas (SP), é um bairro de alta vulnerabilidade social e grande demanda por serviços de saúde, sendo a única oferta em saúde mental o matriciamento com outra unidade de saúde. Neste contexto, durante as disciplinas do segundo ano de Medicina, foi realizado um projeto de intervenção no Centro de Saúde, mediante acompanhamento em domicilio de pacientes usuários de psicotrópicos. Realizaram-se visitas quinzenais às casas de dez pacientes. Nestas visitas, trabalhou-se um roteiro semidirigido, em que se buscou conhecer as demandas de cada paciente. Alguns destes aumentaram os cuidados com a própria saúde, e num caso houve até suspensão do uso dos medicamentos psicotrópicos, em parceria com a equipe; em outros casos, as visitas serviram como válvula de escape social, tornando-se um espaço onde se ofertava atenção aos que estavam acostumados ao abandono social. Os alunos envolvidos relatam grande aprendizado graças às vivências e ao envolvimento com o tema, que se tornou um grande suplemento pedagógico.

Keywords : Medicalização; Saúde Mental; Psicotrópicos; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )