SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Avaliação do estágio de urgências clínicas em uma unidade de pronto atendimento sob a perspectiva dos alunosMadAlegria: estudantes de medicina atuando como doutores-palhaços: estratégia útil para humanização do ensino médico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DORIGATTI, Alcir Escocia et al. Projeto terapêutico singular no âmbito da saúde mental: uma experiência no curso de graduação em medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.113-119. ISSN 1981-5271.

O Jardim Campo Belo, localizado no município de Campinas (SP), é um bairro de alta vulnerabilidade social e grande demanda por serviços de saúde, sendo a única oferta em saúde mental o matriciamento com outra unidade de saúde. Neste contexto, durante as disciplinas do segundo ano de Medicina, foi realizado um projeto de intervenção no Centro de Saúde, mediante acompanhamento em domicilio de pacientes usuários de psicotrópicos. Realizaram-se visitas quinzenais às casas de dez pacientes. Nestas visitas, trabalhou-se um roteiro semidirigido, em que se buscou conhecer as demandas de cada paciente. Alguns destes aumentaram os cuidados com a própria saúde, e num caso houve até suspensão do uso dos medicamentos psicotrópicos, em parceria com a equipe; em outros casos, as visitas serviram como válvula de escape social, tornando-se um espaço onde se ofertava atenção aos que estavam acostumados ao abandono social. Os alunos envolvidos relatam grande aprendizado graças às vivências e ao envolvimento com o tema, que se tornou um grande suplemento pedagógico.

Palavras-chave : Medicalização; Saúde Mental; Psicotrópicos; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )