SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01MadAlegria: estudantes de medicina atuando como doutores-palhaços: estratégia útil para humanização do ensino médico?Desafios da educação médica e da investigação em saúde no contexto de angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MAKABE, Maria Luisa Faria  and  MAIA, José Antonio. Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.127-132. ISSN 1981-5271.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem apontam a necessidade de colocar o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. A reflexão sobre a realidade por meio da problematização assume papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do paciente, conhecendo, entendendo e respeitando a complexidade deste. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar como a inserção longitudinal de estudantes de Medicina em cenários comunitários de Atenção Básica à saúde poderia influenciar sua formação. Mediante entrevistas, observou-se que o contato com a comunidade - particularmente em visitas domiciliárias, acompanhando agentes comunitários de saúde - resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais.

Keywords : Atenção Básica; Currículo; Humanização da Assistência; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )