SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduaçãoFormação das mulheres nas escolas de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Albano V. L.; FRESTA, Mário; SIMOES, Cristóvão F. C.  e  SAMBO, Maria do Rosário B.. Desafios da educação médica e da investigação em saúde no contexto de angola. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.133-141. ISSN 1981-5271.

Os apelos para reformas na educação médica são constantes e têm sido objeto de recomendações produzidas nos últimos cem anos, destacando-se as resultantes da avaliação crítica feita por Abraham Flexner, em 1910, nos Estados Unidos da América. No presente trabalho, abordam-se as tendências e os desafios atuais da educação médica e da investigação em saúde, com ênfase para os países em desenvolvimento, ressaltando-se a realidade africana. Com base na bibliografia consultada, apontam-se e discutem-se alguns desafios que se colocam ao binômio educação médica/investigação em saúde em Angola, muito em especial no contexto da II Região Acadêmica, que integra as províncias de Benguela e Kwanza Sul, destacando-se: (i) a necessidade de incorporar novas abordagens curriculares para o reforço da aprendizagem ao longo da vida; (ii) a aquisição e o desenvolvimento de competências de investigação científica orientadas para a caracterização e intervenção sobre a situação de saúde local; (iii) a inovação dos métodos de ensino e a incorporação de novas tecnologias na educação e prática médica; (iv) a contribuição para o reforço e melhoria da distribuição de médicos na região.

Palavras-chave : Educação Médica; Recursos Humanos; África; Angola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )