SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Desafios da educação médica e da investigação em saúde no contexto de angolaExame do CREMESP como indicador da qualidade do ensino médico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

AVILA, Rebeca Contrera. Formação das mulheres nas escolas de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.142-149. ISSN 1981-5271.

A feminização da medicina tem sido apontada por diversas pesquisas como uma das mudanças de maior impacto sobre a profissão médica. Embora na última década tenham representado a maior parte dos estudantes nas escolas de Medicina e a maior parte dos novos profissionais registrados, as mulheres continuam a sofrer significativo impacto negativo provocado por estereótipos sexistas e discriminação de gênero. Este artigo contempla uma revisão de literatura sobre as questões contemporâneas que envolvem a educação das mulheres nas escolas de Medicina. O objetivo deste artigo é apresentar algumas das principais questões abordadas pela comunidade acadêmica com respeito a essa problemática e dar visibilidade às estratégias adotadas por algumas instituições de ensino como tentativa de promover a equidade de gênero nas escolas de formação médica.

Palabras clave : Educação Médica; Mulheres; Preconceito de Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )