SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Ecologia médica: uma visão holística no contexto das enfermidades humanasÉtica e bioética: o que os alunos do sexto ano médico têm a dizer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FRANCO, Renato Soleiman; FRANCO, Camila Ament Giuliani dos Santos; PORTILHO, Evelise Maria Labatut  e  CUBAS, Marcia Regina. O conceito de competência: uma análise do discurso docente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.173-181. ISSN 1981-5271.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina de 2001 têm como eixo norteador 28 competências, sem uma definição do conceito de competência utilizado. Na literatura há uma série de definições, sendo esse tema vasto e polêmico. Desse modo, a forma como a competência é compreendida pelo docente terá um impacto direto na formação do aluno. Com a finalidade de clarificar o conceito de competência médica adotado por docentes do curso de Medicina de uma universidade, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir da apresentação e questionamentos frente a um caso clínico comum. Para a síntese, organização e análise desses discursos foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Entre os conceitos de competência pode-se notar a aplicabilidade prática dos conhecimentos, das habilidades e atitudes, aliada a uma prática reflexiva e ética. Esta última tem destaque e é um pilar das competências. Atitudes como comprometimento e respeito foram apontadas como essenciais para apresentar competência. As atitudes e a ética têm um papel central na competência do egresso, e estratégias para estimular seu desenvolvimento devem ser um dos focos da formação médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Competência Profissional; Ética Médica; Atitude do Pessoal de Saúde; Docentes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )