SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02O conceito de competência: uma análise do discurso docenteA importância de um questionário de avaliação de unidade curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CAMARGO, Aline; ALMEIDA, Margareth Aparecida Santini de  e  MORITA, Ione. Ética e bioética: o que os alunos do sexto ano médico têm a dizer. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.182-189. ISSN 1981-5271.

A formação ética e bioética é fundamental para a humanização do atendimento preconizada pela política de saúde no Brasil e para o desenvolvimento de um profissional crítico. Estudos recentes revelam que Ética e Bioética têm carga horária restrita nos cursos médicos. Ressalta-se, ainda, sua importância diante do grande número de denúncias contra médicos recebido pelos Conselhos Regionais de Medicina. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção sobre questões éticas e bioéticas dos alunos do sexto ano médico, que, portanto, logo estariam ingressando no mercado de trabalho. Foram entregues questionários autoaplicáveis com perguntas abertas e fechadas ao total de 93 matriculados, dos quais 70 responderam. Os alunos consideraram a formação curricular acadêmica e o exemplo prático dos professores como importantes fontes de aprendizado da Ética e Bioética. Este fato contrapõe-se à insatisfação quanto à forma de abordagem do tema na graduação. O estudo tornou evidente a existência de deficiências no ensino que devem ser supridas a fim de aprimorar a formação ética e a prática médica.

Palavras-chave : Ética; Bioética; Ética Médica; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )