SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Egressos da residência de medicina de família e comunidade em Minas GeraisFatores que influenciam o aluno na escolha da especialidade médica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

NASCIMENTO, Leonel Alves do; FONSECA, Lígia Fahl  and  GARCIA, Ana Carolina Korki Arrabal. Suspensão cirúrgica: perspectiva do residente de medicina em clínicas cirúrgicas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.205-212. ISSN 1981-5271.

Com o objetivo de compreender a percepção do residente de Clínica Cirúrgica sobre a suspensão do procedimento cirúrgico, as repercussões e os desdobramentos desse evento em seu trabalho, fez-se uma pesquisa descritiva qualitativa com uso do método de análise proposto por Martins e Bicudo. Realizada num hospital universitário do Norte do Paraná, contou com a participação de dez residentes de clínicas cirúrgicas que cursam o último ano do programa de residência. A análise resultou na construção de cinco categorias: repercussões para o residente (perda de aprendizado); sentimentos relacionados à suspensão (frustração, impotência, perda de credibilidade e resolutividade); comunicação da suspensão (principal dificuldade), repercussões para o paciente (insatisfação, frustração, abandono) e estratégias para evitar a suspensão (planejamento, cuidados pré-operatórios, ampliação dos recursos materiais/humanos). Constatou-se que o residente reconhece as repercussões da suspensão cirúrgica em seu aprendizado, identifica o sofrimento do paciente em relação à suspensão e lança mão de estratégias para evitá-la.

Keywords : Hospitais de Ensino; Internato e Residência; Curva de Aprendizado; Educação Médica; Relações Interpessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )