SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Egressos da residência de medicina de família e comunidade em Minas GeraisFatores que influenciam o aluno na escolha da especialidade médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NASCIMENTO, Leonel Alves do; FONSECA, Lígia Fahl  e  GARCIA, Ana Carolina Korki Arrabal. Suspensão cirúrgica: perspectiva do residente de medicina em clínicas cirúrgicas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.205-212. ISSN 1981-5271.

Com o objetivo de compreender a percepção do residente de Clínica Cirúrgica sobre a suspensão do procedimento cirúrgico, as repercussões e os desdobramentos desse evento em seu trabalho, fez-se uma pesquisa descritiva qualitativa com uso do método de análise proposto por Martins e Bicudo. Realizada num hospital universitário do Norte do Paraná, contou com a participação de dez residentes de clínicas cirúrgicas que cursam o último ano do programa de residência. A análise resultou na construção de cinco categorias: repercussões para o residente (perda de aprendizado); sentimentos relacionados à suspensão (frustração, impotência, perda de credibilidade e resolutividade); comunicação da suspensão (principal dificuldade), repercussões para o paciente (insatisfação, frustração, abandono) e estratégias para evitar a suspensão (planejamento, cuidados pré-operatórios, ampliação dos recursos materiais/humanos). Constatou-se que o residente reconhece as repercussões da suspensão cirúrgica em seu aprendizado, identifica o sofrimento do paciente em relação à suspensão e lança mão de estratégias para evitá-la.

Palavras-chave : Hospitais de Ensino; Internato e Residência; Curva de Aprendizado; Educação Médica; Relações Interpessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )