SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Suspensão cirúrgica: perspectiva do residente de medicina em clínicas cirúrgicasCurrículo de medicina e as competências propostas pelas diretrizes curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CORSI, Paulo Roberto et al. Fatores que influenciam o aluno na escolha da especialidade médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.213-220. ISSN 1981-5271.

A escolha da especialidade define a carreira profissional de um médico. Pesquisas que visem analisar os fatores que impulsionam os alunos nessa decisão são importantes para entendermos os anseios dos estudantes e planejar estratégias educacionais correspondentes à necessidade do sistema de saúde brasileiro. O presente estudo analisou os fatores que influenciam a escolha da especialidade, correlacionando- os ao ano letivo e com aspectos socioeconômicos dos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Trata-se de um estudo transversal, realizado com 456 alunos do primeiro ao sexto ano da FCMSCSP que responderam a um questionário, divididos em três grupos: primeiro ciclo (primeiro e segundo anos), segundo ciclo (terceiro e quarto anos) e terceiro ciclo (quinto e sexto anos). Os fatores estatisticamente significantes na comparação entre os ciclos foram: horas de trabalho, qualidade de vida, tempo livre para lazer, enriquecimento precoce, recompensa financeira, relação médico-paciente, conteúdo cognitivo da especialidade, conselhos de amigos e de parentes. Qualidade de vida, retorno financeiro e influências de terceiros foram os mais importantes para a escolha das especialidades.

Palavras-chave : Medicina; Escolha da Profissão; Educação Médica; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )