SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Contexto de formação e sofrimento psíquico de estudantes de medicinaConhecimento de estudantes de medicina sobre o funcionamento do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BOSI, Maria Lúcia Magalhães et al. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.243-252. ISSN 1981-5271.

Transtornos do comportamento alimentar (TCA) tendem a ocorrer entre mulheres jovens, colocando universitárias como grupo de risco. Este estudo visa identificar comportamentos alimentares e imagem corporal como fatores de risco para TCA em estudantes de Medicina. É um estudo transversal com amostra aleatória representativa,que utilizou o índice de massa corporal (IMC) autorreferido; o BodyShapeQuestionnaire (BSQ); o BulimicInvestigatory Test Edinburgh (Bite);e o EatingAttitudes Test (EAT-26). A estatística foi descritiva,com teste do qui-quadrado e Anova,e nível de significância p<0,05. Asmédias(DP) de idade e IMC foram20,8 (2,2) anos e 21,5 (2,6) kg/m2. As prevalências foram: 27,7% apresentaram distorção da imagem corporal pelo BSQ; 31,7% expressaram comportamento alimentar anormal e 6,3% com risco para bulimia pelo Bite, sendo que 7,9% apresentaram sintomas com gravidade moderada/intensa; 19% tiveram risco de desenvolver distúrbios alimentares pelo EAT-26. Houve associação significativa entre IMC, imagem corporal e risco para TCA. Alunas de Medicina apresentaram risco subclínico ou estágio inicial de TCA e precisam de atenção para que estes distúrbios não prejudiquem sua saúde e prática profissionais.

Keywords : Transtornos da Alimentação; Bulimia; Anorexia; Imagem Corporal; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )