SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Contexto de formação e sofrimento psíquico de estudantes de medicinaConhecimento de estudantes de medicina sobre o funcionamento do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BOSI, Maria Lúcia Magalhães et al. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.243-252. ISSN 1981-5271.

Transtornos do comportamento alimentar (TCA) tendem a ocorrer entre mulheres jovens, colocando universitárias como grupo de risco. Este estudo visa identificar comportamentos alimentares e imagem corporal como fatores de risco para TCA em estudantes de Medicina. É um estudo transversal com amostra aleatória representativa,que utilizou o índice de massa corporal (IMC) autorreferido; o BodyShapeQuestionnaire (BSQ); o BulimicInvestigatory Test Edinburgh (Bite);e o EatingAttitudes Test (EAT-26). A estatística foi descritiva,com teste do qui-quadrado e Anova,e nível de significância p<0,05. Asmédias(DP) de idade e IMC foram20,8 (2,2) anos e 21,5 (2,6) kg/m2. As prevalências foram: 27,7% apresentaram distorção da imagem corporal pelo BSQ; 31,7% expressaram comportamento alimentar anormal e 6,3% com risco para bulimia pelo Bite, sendo que 7,9% apresentaram sintomas com gravidade moderada/intensa; 19% tiveram risco de desenvolver distúrbios alimentares pelo EAT-26. Houve associação significativa entre IMC, imagem corporal e risco para TCA. Alunas de Medicina apresentaram risco subclínico ou estágio inicial de TCA e precisam de atenção para que estes distúrbios não prejudiquem sua saúde e prática profissionais.

Palavras-chave : Transtornos da Alimentação; Bulimia; Anorexia; Imagem Corporal; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )