SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Conhecimento de estudantes de medicina sobre o funcionamento do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu)O universitário transformador na comunidade: a experiência da USS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERNANDES, Cláudia Regina et al. Ensino de emergências na graduação com participação ativa do estudante. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.261-268. ISSN 1981-5271.

O ensino médico sofreu intensas modificações nos últimos anos. A rápida evolução do conhecimento requer metodologias que estimulem a meta cognição, substituindo o excesso de conteúdo pelo “aprender a aprender”, formando profissionais construtores ativos do seu conhecimento e capacitados para refletir sobre a própria prática. A importância do conteúdo de emergências é inquestionável, especialmente na graduação, pois se trata de uma área de grande carência de profissionais que vem sendo cada vez mais ocupada pelo médico recém-graduado, quase sempre despreparado para se conduzir diante da gravidade dos casos. Simular a realidade integra o saber ao fazer, aliados ao desenvolvimento de habilidades. O ensino das emergências em cenários reais é insubstituível, contudo limitado por questões de segurança do paciente e pela impossibilidade de repetição de procedimentos. A simulação em laboratório de habilidades propicia contato do aluno com diversas situações em ambiente controlado, permite repetição e favorece o aprendizado significativo mediante discussão dos temas e reflexão sobre a própria prática. Este artigo descreve a inserção longitudinal do conteúdo de emergências médicas no currículo de um curso de Medicina, utilizando técnicas de simulação e reflexão acerca da prática como metodologia de aprendizado, além da vivência em ambientes de prática real.

Palavras-chave : Métodos; Ensino; Aprendizagem; Competência Clínica; Serviços Médicos de Emergência; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )