SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Ensino de emergências na graduação com participação ativa do estudanteA comunicação na transição para os cuidados paliativos: artigo de revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Maria Cristina Almeida de et al. O universitário transformador na comunidade: a experiência da USS. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.02, pp.269-274. ISSN 1981-5271.

Relato da experiência de atuação precoce dos alunos do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina na comunidade em bairro periférico do município de Vassouras (RJ). Visitam-se famílias, momento em que o acadêmico desempenha uma função de acordo com o período em que está matriculado e seu grau de conhecimento. Ao término das atividades, nas quais é priorizado o uso de tecnologia leve, alunos e docentes discutem a situação de saúde dos moradores e planejam ações. Esta experiência representa a incorporação de novas práticas educativas, centradas no aluno, que tem estimulada a autonomia e uma postura proativa em busca de soluções para problemas. Colabora para a compreensão pelo aluno do seu papel de transformador social por meio de ações de promoção de saúde e incentivo ao empoderamento da comunidade, e contribui para melhorar os indicadores de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Esta inserção contribui para a formação de médicos valorizadores da Atenção Primária à Saúde, imprescindível para a resolução dos agravos mais prevalentes na população.

Palavras-chave : Assistência à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Diretrizes Curriculares Nacionais; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )