SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue03Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

KOTTOW, Miguel. Humanidades Médicas: ¿Decorativas o substantivas? El caso de literatura y medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.293-298. ISSN 1981-5271.

As humanidades médicas foram apregoadas como essenciais na educação e na prática da medicina, embora tenham tido uma posição muito fraca no curriculum médico, sendo consideradas matérias “brandas” em comparação com o currículo nuclear e as disciplinas “duras”. O auge da biomedicina enfatizou o caráter cientista baseado na evidência, marginando, ainda mais, as disciplinas das humanidades. Baseado na distinção de Whitehead e Latour, entre assuntos fáticos - matters of fact - e assuntos de importância - importance - ou de preocupação - matters of concern -, a sociologia médica, a antropologia médica e a bioética fundamental (baseada em conhecimentos de conceitos éticos) conseguem desenvolver uma disciplina com fundamentos empíricos que permite a sua entrada no currículo como disciplinas fáticas. O presente trabalho sugere uma terceira categoria de assuntos de preocupação fática - matters of factual concern - para incorporar disciplinas que reflitam sobre fatos - filosofia e historia da medicina -, e fomentem a reflexão sobre a medicina, como é a literatura nas suas diversas expressões (narrativa, ensaística, crítica, testemunhal). A proposta é transmitir essa categoria como conhecimento tácito baseado na interação pessoal.

Keywords : Currículo; Educação Médica; Humanidades Médicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )