SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

KOTTOW, Miguel. Humanidades Médicas: ¿Decorativas o substantivas? El caso de literatura y medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.293-298. ISSN 1981-5271.

As humanidades médicas foram apregoadas como essenciais na educação e na prática da medicina, embora tenham tido uma posição muito fraca no curriculum médico, sendo consideradas matérias “brandas” em comparação com o currículo nuclear e as disciplinas “duras”. O auge da biomedicina enfatizou o caráter cientista baseado na evidência, marginando, ainda mais, as disciplinas das humanidades. Baseado na distinção de Whitehead e Latour, entre assuntos fáticos - matters of fact - e assuntos de importância - importance - ou de preocupação - matters of concern -, a sociologia médica, a antropologia médica e a bioética fundamental (baseada em conhecimentos de conceitos éticos) conseguem desenvolver uma disciplina com fundamentos empíricos que permite a sua entrada no currículo como disciplinas fáticas. O presente trabalho sugere uma terceira categoria de assuntos de preocupação fática - matters of factual concern - para incorporar disciplinas que reflitam sobre fatos - filosofia e historia da medicina -, e fomentem a reflexão sobre a medicina, como é a literatura nas suas diversas expressões (narrativa, ensaística, crítica, testemunhal). A proposta é transmitir essa categoria como conhecimento tácito baseado na interação pessoal.

Palavras-chave : Currículo; Educação Médica; Humanidades Médicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )