SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Humanidades Médicas: ¿Decorativas o substantivas? El caso de literatura y medicinaPublicación de trabajo de conclusión de curso de estudiantes de medicina de una universidad peruana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOMES, Andréia Patrícia  e  REGO, Sergio. Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.299-307. ISSN 1981-5271.

Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelas- Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-se que a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Desenvolvimento de Pessoal; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )