SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicinaReflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OSADA, Jorge; LOYOLA-SOSA, Steev  e  RUIZ-GROSSO, Paulo. Publicación de trabajo de conclusión de curso de estudiantes de medicina de una universidad peruana. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.308-313. ISSN 1981-5271.

Descrever as características e tempo de publicação de trabalhos de conclusão de curso realizado com a finalidade de obtenção do título de bacharel em Medicina em uma universidade peruana. Métodos: Os dados foram obtidos com base em trabalhos de pesquisa de conclusão de curso para o título de bacharel em Medicina durante os anos de 2006, 2007 e 2008. Dois autores conduziram uma busca sistemática dos referidos trabalhos no site PubMed, Google Scholar e BVS e de acordo com o ano de referência. Da mesma forma, dois outros autores avaliaram independentemente se os resultados da pesquisa correspondiam à pesquisa original. Resultados:Foramobtidos192 trabalhos de pesquisa, dos quais 38 (19,79%) foram publicados em revistas indexadas, 32 em revistas nacionais (84,21%) e 6 em revistas estrangeiras (15,79%). O tempo médio decorrido entre a execução da pesquisa e sua publicação foi de 10,55 trimestres (31,65 meses, desvio padrão: 4,14 meses ±12,42 meses). Não houve significância estatística entre essas variáveis. Conclusões: A publicação de trabalhos científicos por alunos de graduação em Medicina é comparável em número às publicações de diferentes programas de pós-graduação. Apesar de não ser considerada a qualidade da informação ou outros fatores, a produção científica parece não estar relacionada com o grau acadêmico mais elevado dos autores. É importante melhorar os processos associados à pesquisa e promovê-la a partir dos estágios iniciais de formação.

Palavras-chave : Dissertações Acadêmicas; Pesquisa; Educação Médica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )