SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Adesão às listas de medicamentos essenciais por médicos brasileiros em atuação no sistema único de saúdeFormação médica na UFSB: I. bacharelado interdisciplinar em saúde no primeiro ciclo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TONHOM, Sílvia Franco da Rocha et al. Indicadores de avaliação do cuidado individual: subsídios para a formação médica orientada por competência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.331-336. ISSN 1981-5271.

No processo de formação dos profissionais da área da saúde, as DCN orientam a organização de um modelo curricular pautado no desenvolvimento de competência profissional. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de conferência de consenso, com o objetivo de elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem na área de cuidado individual. Uma matriz foi organizada com base nos desempenhos contidos nos manuais de cada série e formatos de avaliação. Em seguida, os avaliadores analisaram esta matriz e a discutiram na conferência de consenso, para a consolidação dos indicadores. A análise dos resultados permitiu olhar para as ações desenvolvidas no curso a partir da compreensão de que, durante essas atividades, os estudantes têm a oportunidade de realizar o cuidado na perspectiva da integralidade, como preconizado no Sistema Único de Saúde e nas DCN. Dessa maneira, foram construídos indicadores relacionados a história clínica, exame físico e raciocínio clínico para o monitoramento do processo de ensino-aprendizagem. No contexto do currículo orientado por competência, esses indicadores podem nortear o processo de planejamento educacional, bem como permitir a participação ativa e a corresponsabilidade dos envolvidos para o alcance de uma aprendizagem significativa, que permita ao futuro profissional a realização de um cuidado qualificado em saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação; Indicadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )