SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Formação médica na UFSB: I. bacharelado interdisciplinar em saúde no primeiro cicloPortal Universitário: acesso e uso no ensino da dermatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GONCALVES, Eduardo et al. Produção científica dos pesquisadores da área de pediatria no CNPq. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.349-355. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Analisar o perfil e a produção científica de pesquisadores da área da Pediatria contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Métodos: Foram analisados os currículos Lattes de 47 pesquisadores da Pediatria, com bolsas ativas no triênio 2010-2012. As variáveis analisadas foram: gênero, categoria do bolsista, instituição de origem, artigos nacionais e internacionais com o respectivo Qualis, publicações de livros e capítulos de livros, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado e produção de patente. Resultados: Houve predominância do gênero masculino (66%) e de bolsistas na categoria 2 (51%) entre os pesquisadores da área da Pediatria. Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram responsáveis por aproximadamente 90% dos pesquisadores. Os bolsistas em Pediatria publicaram no triênio estudado 1.174 artigos, sendo que 274 foram veiculados em periódicos com classificação Qualis B2. Conclusões: Os pesquisadores na área da Pediatria apresentam produção científica relevante do ponto de vista quantitativo. Entretanto, novos estudos são necessários para dimensionar o impacto do aumento da produção científica na área de Pediatria no País.

Palavras-chave : Indicadores de Produção Científica; Educação Médica; Pesquisadores; Pediatria; Ciências da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )