SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03A bioética e o trabalho na estratégia saúde da família: uma proposta de educaçãoFormação médica e serviço único de saúde: propostas e práticas descritas na literatura especializada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA JUNIOR, Geraldo Bezerra da et al. Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina: uma outra ausculta. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.381-387. ISSN 1981-5271.

Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.

Palavras-chave : Educação Médica; Semiologia; Clínica Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )