SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Aula centrada no aluno versus aula centrada no professor. Desafios para mudançaPercepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Maria do Socorro Costa da et al. Fatores e motivações associados à escolha da especialidade pediatria. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.427-434. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400003.

Para entender a carência de pediatras em certas regiões do País, objetivamos identificar fatores associados à escolha da Pediatria e a intenção de retorno à cidade de origem. Aplicamos um questionário em uma universidade privada do Rio de Janeiro que usualmente tem metade dos estudantes de Medicina oriundos de outros Estados. Analisaram-se associações entre escolha da Pediatria e características sociodemográficas, intenção de retorno à cidade de origem, influência de terceiros e motivações para a carreira médica, classificadas como "indispensabilidade", "ajuda às pessoas", "ser respeitado" e "interesse científico". Dos 244 internos respondentes, 99 (41%) optaram pela Pediatria. Dos 110 naturais de outros Estados, 56% dos que escolheram Pediatria não tinham intenção de retornar à cidade natal, comparados aos 35% na Clínica Médica (OR = 2,41, IC 95% = 1,04 - 5,59). As motivações "indispensabilidade" (rs = - 0,23; p < 0,000) e "respeito" (rs = - 0,21; p = 0,001) foram negativamente correlacionadas à escolha da Pediatria. O cenário alerta para a possível manutenção da má distribuição de pediatras no País e sugerimos medidas de incentivo ao retorno à cidade natal, já que motivações autocentradas movem menos os candidatos à especialidade.

Palavras-chave : Escolha da Profissão; Estudantes de Medicina; Pediatria; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )