SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Simulation-based learning in continuing medical education: analysis of student and teacher perceptions of a Hospital in Rio de JaneiroSun exposure and protection among medical students in curitiba (PR) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

Atitudes de estudantes de medicina em relação ao suicídio. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.470-476. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400008.

INTRODUÇÃO:

Profissionais e estudantes da área da saúde atendem indivíduos deprimidos em situação de crise e que tentam suicídio, e as atitudes em relação a esses pacientes podem ser determinantes na evolução dos casos.

OBJETIVO:

Verificar as atitudes de estudantes frente ao paciente suicida.

MÉTODO:

Trata-se de estudo com delineamento transversal realizado com graduandos da Faculdade de Medicina de Barbacena(MG) em 2013. Os estudantes foram divididos em dois grupos: pré-clínico e pós-clínico. O instrumento utilizado neste estudo foi o Questionário de Atitudes em Relação ao Comportamento Suicida.

RESULTADOS:

A comparação dos escores médios obtidos em cada grupo evidenciou diferença significativa, com maior escore apresentado pelo grupo pós-clínico (p=0,028). Esse achado indica que estudantes de períodos mais avançados exibem atitudes mais positivas em relação ao suicídio que alunos iniciantes no curso de Medicina.

CONCLUSÃO:

Observou-se que um contato maior com o paciente suicida e maior conhecimento teórico sobre o suicídio e seus fatores determinantes podem ser capazes de modificar de forma favorável as atitudes dos estudantes.

Keywords : Suicídio; Estudantes; Atitudes; Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )