SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Ensino baseado em simulação na formação continuada de médicos: análise das percepções de alunos e professores de um Hospital do Rio de JaneiroExposição e proteção solar dos estudantes de medicina de Curitiba (PR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

Atitudes de estudantes de medicina em relação ao suicídio. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.470-476. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400008.

INTRODUÇÃO:

Profissionais e estudantes da área da saúde atendem indivíduos deprimidos em situação de crise e que tentam suicídio, e as atitudes em relação a esses pacientes podem ser determinantes na evolução dos casos.

OBJETIVO:

Verificar as atitudes de estudantes frente ao paciente suicida.

MÉTODO:

Trata-se de estudo com delineamento transversal realizado com graduandos da Faculdade de Medicina de Barbacena(MG) em 2013. Os estudantes foram divididos em dois grupos: pré-clínico e pós-clínico. O instrumento utilizado neste estudo foi o Questionário de Atitudes em Relação ao Comportamento Suicida.

RESULTADOS:

A comparação dos escores médios obtidos em cada grupo evidenciou diferença significativa, com maior escore apresentado pelo grupo pós-clínico (p=0,028). Esse achado indica que estudantes de períodos mais avançados exibem atitudes mais positivas em relação ao suicídio que alunos iniciantes no curso de Medicina.

CONCLUSÃO:

Observou-se que um contato maior com o paciente suicida e maior conhecimento teórico sobre o suicídio e seus fatores determinantes podem ser capazes de modificar de forma favorável as atitudes dos estudantes.

Palavras-chave : Suicídio; Estudantes; Atitudes; Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )