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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOBRAL, Dejano T.. Três casos de inovação curricular no panorama recente (1964-1988) da Educação Médica Brasileira: Subsídios de um retrospecto baseado na revisão de documentos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.493-501. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400011.

No intervalo de uma década (1966-1975), três escolas médicas - nas universidades de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG) - estabeleceram novos currí-culos a fim de preparar médicos com potencial ampliado no trato de necessidades de saúde no cenário comunitário. As três escolas diferiam entre si no contexto geopolítico, na totalidade de recursos e na experiência de vida. Embora suas propostas tivessem traços em comum, cada qual definiu de forma peculiar os elementos da organização programática, dos enfoques estratégicos e da gestão do processo curricular, os quais se expressaram diferentemente na característica global de orientação comunitária, bem como no impacto de seus efeitos na formação dos médicos e no sistema de saúde. Este relato reúne informações documentais referenciadas e algumas ilações sobre os elementos básicos da inovação curricular e seus efeitos, nos três casos.

Palavras-chave : Inovação; Currículo; Escolas Médicas; Educação Médica.

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