SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Interesse de estudantes de medicina na produção científica em saúde públicaA tutoria como estratégia educacional no ensino médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PONTES, Orlando Domingues de Araújo  e  SOUSA-MUNOZ, Rilva Lopes de. O internato médico no novo currículo de uma universidade pública: a apreciação do estudante. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.519-531. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400014.

OBJETIVOS:

Avaliar a satisfação dos estudantes do internato do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre seu último rodízio.

MÉTODOS:

Estudo transversal e observacional realizado no curso de Medicina da UFPB, envolvendo estudantes do novo currículo. Foi aplicado um questionário elaborado pelos autores e pré-testado.

RESULTADOS:

Foram incluídos 124 estudantes (91,2% dos internos). A média dos percentuais de estudantes satisfeitos foi de 49,6%, correlacionando-se inversamente com o número de rodízios cursados. O maior grau de satisfação foi observado no rodízio de Saúde Coletiva (76%), e o mais baixo, no de Clínica Médica (23,1%) em todos os aspectos avaliados. Revelaram-se inexistência de preceptoria nos hospitais conveniados, excesso de atividades burocráticas, relacionamento conflituoso com residentes, prática insuficiente e enfoque em problemas muito específicos.

CONCLUSÕES:

A satisfação dos estudantes com o internato médico da UFPB foi baixa. O rodízio de Clínica Médica atingiu os percentuais mais baixos em todos os aspectos avaliados, enquanto o de Saúde Coletiva, os melhores. Constatou-se que o Regimento do internato não está sendo cumprido adequadamente.

Palavras-chave : Internato e Residência; Currículo; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )