SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LANDIM, Tiago Policarpo; SILVA, Michael Sullivan Ferreira da; FEITOSA, Helvecio Neves  e  NUTO, Sharmênia de Araújo Soares. Competência de Juízo Moral entre Estudantes de Odontologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.41-49. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01612014.

Esta pesquisa objetivou avaliar a competência moral de estudantes de Odontologia no Estado do Ceará. O estudo foi do tipo observacional transversal descritivo. Aplicou-se o Moral Judgement Test (MJT) com os alunos regularmente matriculados no primeiro e último semestres dos cursos de Odontologia do Estado. Para a análise do ambiente de aprendizagem, realizou-se a coleta dos conteúdos das disciplinas e estágios de todas as IES envolvidas para consolidação das cargas horárias. Avaliou-se como variável dependente o aspecto cognitivo – competência de juízo moral calculada a partir do MJT e expressa pelo escore C. As variáveis independentes foram: (a) tipo de instituição; (b) tempo de aprendizagem; (c) gênero; (d) idade. Para análise da diferença estatística significante entre gênero, semestre e tipo de instituição, calculou-se a diferença de médias através do teste t.O teste de Anova foi utilizado para análise das diferenças entre grupos etários por semestre.Os resultados apontam que a média de competência de juízo moral (escore C)dos entrevistados foi de 18,3, não havendo diferença significativa entre os sexos. Analisando-se a média de escore C dos estudantes do primeiro e último semestre, observou-se uma tendência de perda de competência do primeiro (19,0) para o último semestre (17,6) e uma diferença significativa entre alunos de instituições públicas (21,0) e privadas (16,5). Observou-se também que as disciplinas com conteúdo de Ciências Humanas não ultrapassaram20% dos projetos pedagógicos dos cursos, condicionando os futuros cirurgiões-dentistas a desenvolver uma competência moral limitada.

Palavras-chave : Ensino; Ética Odontológica; Desenvolvimento Moral; Odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )