SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Competência de Juízo Moral entre Estudantes de OdontologiaEnsino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MARTINS, Isabela Mascaro; ZARATEPEREIRA, Paulo  e  DE-CARLI, Alessandro Diogo. Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.50-59. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02252013.

Considerando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia.

Objetivos

Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e ao ensino-aprendizagem.

Métodos

Aplicou-se questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo-UFMS) e especialistas em Dentística e Odontopediatria de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados.Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística analítica.

Resultados

A maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas.

Conclusão

A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo-UFMS poderia ser discutido e reavaliado.

Palavras-chave : Educação em Odontologia; Odontologia Baseada em Evidências; Cárie Dentária; Odontologia Preventiva; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )