SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-AprendizagemTeste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TAQUETTE, Stella Regina  e  MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.60-67. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02112014.

Este artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Currículo Médico; Educação Médica; Conhecimento Científico; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )