SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Teaching-Learning of Qualitative Research Methods in MedicineReceptivity and Solvability of Emergencies in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PINHEIRO, Osni Lázaro et al. Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.68-78. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02182013.

Este estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação de Desempenho; Currículo; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )