SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em MedicinaAcolhimento e Resolubilidade das Urgências na Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PINHEIRO, Osni Lázaro et al. Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.68-78. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02182013.

Este estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação de Desempenho; Currículo; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )