SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Progress Test: an Evaluative Tool for Academic ManagementDermatological Diagnoses and Procedures in a Primary Care Unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FARIAS, Deborah Curvelo de et al. Acolhimento e Resolubilidade das Urgências na Estratégia Saúde da Família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.79-87. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00472014.

O objetivo deste estudo de abordagem qualitativa foi analisar o acolhimento e a resolubilidade das situações de urgência no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF). Foram realizadas 27 entrevistas com profissionais de equipes de Saúde da Família, que, submetidas à técnica de análise de conteúdo, resultaram nas seguintes categorias: reconhecendo uma urgência; acolhimento das urgências; resolubilidade das situações de urgência; facilidades e dificuldades encontradas no atendimento; organização da rede de atenção às urgências. Os profissionais têm dificuldade em reconhecer uma urgência e não compreendem a ESF como um serviço viável para um atendimento de urgência, julgando que esse tipo de atendimento foge do princípio que rege a Atenção Primária à Saúde e, portanto, utilizam o encaminhamento como forma de resolver essas situações. É necessária e urgente a promoção de capacitação profissional, com elaboração, junto à gestão, de um fluxograma de acolhimento para as equipes, promovendo-se também a educação em saúde para todos os usuários do serviço, a fim de que possam se apropriar da ESF como verdadeira porta de entrada para os demais serviços da rede.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Acolhimento; Emergências; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )