SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Dermatological Diagnoses and Procedures in a Primary Care UnitHow Health Science Students view Falling Sick author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DORIGATTI, Alcir Escocia; FABER, Eliel Wagner; GARCIA JUNIOR, Celso  and  TURATO, Egberto Ribeiro. Como se Sentem Pacientes Quando Examinados por Estudantes de Medicina? Um Misto entre Ambiguidades e Satisfações Encontradas em Estudo Qualitativo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.95-101. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02072013.

No contexto do ensino médico, pacientes são habitualmente convidados a colaborar se submetendo ao exame clínico para serem observados. Como pacientes se sentem nessa situação? Para discutir significados psicológicos atribuídos a esta experiência, usamos o método clínico-qualitativo, conduzido com amostra intencional de dez pacientes de um hospital público de ensino, com entrevistas semidirigidas de questões abertas em profundidade. Os resultados foram interpretados segundo conceitos tradicionais da Psicologia Médica. Pacientes manifestam uma relação um tanto ambígua com os alunos, às vezes fortalecendo a relação médico-paciente-equipe, outras vezes a desconstruindo. A presença dos alunos é importante devido ao vínculo gerado, mas pode originar dúvidas sobre como lidar com situações mobilizadoras. As construções sociais são diferentes em um hospital de ensino em comparação com outros hospitais, visto que naqueles os pacientes têm um papel de agentes educadores. Pacientes podem perceber essa dinâmica, ainda que com pouca sistematização, ou não ter qualquer consciência social.

Keywords : Educação Médica; Visitas com Preceptor; Hospitais de Ensino; Pesquisa Qualitativa; Anamnese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )