SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1How do Patients Feel when Examined by Medical Students? A Cross Between Ambiguities and Satisfaction Found in a Qualitative StudyThe Family Health Strategy in Undergraduate Medical Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GONCALVES, Dâmaris Versiani Caldeira; BRITO, Luana Camargo; CARVALHO, Matheus Ferreira de  and  SAMPAIO, Cristina Andrade. Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.102-111. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01492013.

Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.

Keywords : Educação Médica; Processo Saúde-Doença; Pesquisa Qualitativa; Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )