SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Como se Sentem Pacientes Quando Examinados por Estudantes de Medicina? Um Misto entre Ambiguidades e Satisfações Encontradas em Estudo QualitativoFormação para a Estratégia Saúde da Família na Graduação em Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GONCALVES, Dâmaris Versiani Caldeira; BRITO, Luana Camargo; CARVALHO, Matheus Ferreira de  e  SAMPAIO, Cristina Andrade. Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.102-111. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01492013.

Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção sobre o adoecimento entre estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade pública por meio de uma pesquisa qualitativa. Os acadêmicos participantes da pesquisa foram submetidos a entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado com foco no conceito de adoecimento construído por esses estudantes. As entrevistas transcritas foram organizadas e sistematizadas com auxílio do programa Atlas.ti 6 e submetidas a análise do discurso. Destacaram-se as respostas acerca do conceito de adoecimento que os alunos expressavam antes do curso e o que passaram a considerar após o ingresso na universidade. Além disso, foi feita uma análise comparada dos conceitos de adoecimento expressos pelos entrevistados dos três cursos. Percebeu-se que os acadêmicos tenderam a ampliar suas percepções sobre o processo saúde-doença, acrescentando as dimensões socioeconômica e psicológica à visão biomédica antes estabelecida.

Palavras-chave : Educação Médica; Processo Saúde-Doença; Pesquisa Qualitativa; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )