SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Percepção sobre o Adoecimento entre Estudantes de Cursos da Área da SaúdeA Percepção de Acadêmicos sobre a Relação Médico-Paciente Discutida em Oficinas Problematizadas do Caso do Eixo Teórico-Prático Integrado (Cetpi) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SOUZA, Pedro Mansueto Melo; PINHEIRO, Filomena Maria da Costa  e  CASTRO, Verônica Said de. Formação para a Estratégia Saúde da Família na Graduação em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.112-118. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02212012.

A adoção da Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo de reorientação da Atenção Básica tornou necessário um novo tipo de profissional médico. Este estudo objetiva analisar a formação médica adquirida na graduação em Medicina para o desenvolvimento das ações exigidas pela ESF e identificar lacunas dessa formação.Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 37 médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade de unidades de saúde de Fortaleza (CE)de setembro a dezembro de 2007. Os depoimentos foram categorizados e apreciados mediante a técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se que já ocorrem mudanças na formação médica, embora ainda haja muitas lacunas a preencher. Novos currículos,mais voltados para a Atenção Básica, permitiram que os médicos recém-formados se sentissem mais preparados para atuar na ESF, ao contrário dos profissionais formados em currículos antigos.

Palavras-chave : Medicina de Família e Comunidade; Estratégia Saúde da Família; Graduação em Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )