SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Formação para a Estratégia Saúde da Família na Graduação em MedicinaFormação Médica na UFSB: II. O Desafio da Profissionalização no Regime de Ciclos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERREIRA, Lorena Cunha; BRITO, Thaisa Martins; CARVALHO, Iracema G. M.  e  FERREIRA, Rodrigo Cunha. A Percepção de Acadêmicos sobre a Relação Médico-Paciente Discutida em Oficinas Problematizadas do Caso do Eixo Teórico-Prático Integrado (Cetpi). Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.119-122. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01862013.

As novas diretrizes fortalecem a postura crítica do aluno ao fomentarem a participação ativa na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos, a partir da ênfase no aprendizado baseado na prática e em diferentes cenários.

Objetivos

Promover o contato com um problema real e modificar a situação.

Relato

“O que vi foi um médico que não se levantou para receber a paciente e sua mãe, lhe receitou um exame de fezes, em seguida pediu que a garota de 5 anos viesse até sua cadeira e realizou sua ausculta pulmonar, de pé e vestida. A consulta terminou ao fim de 3 minutos e cinco frases do médico. A mãe saiu sem ser orientada com relação à saúde de sua filha. Assim, percebi que tive uma aula em que se aprende um exemplo a não ser seguido. Não é isso que aprendemos em nossas aulas, e não é isto que um ser humano merece receber”.

Resultados

Foram percebidas as falhas na relação médico-paciente do caso e em quais momentos da formação médica surge a ruptura do compromisso com o atendimento humanizado.

Conclusão

A mudança curricular permite a aplicação de metodologias que resultam em alunos capazes de formular seu conhecimento. A começar pela inserção precoce no ambiente de prática, que possibilita aos alunos a análise crítica e a discussão dos bons e maus exemplos de um encontro clínico. Assim, podem não ver mais o professor como uma pessoa que dita o conhecimento, mas como alguém com quem compartilhem a construção da aprendizagem.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Educação Médica; Relações Médico-Paciente; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )