SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1A Percepção de Acadêmicos sobre a Relação Médico-Paciente Discutida em Oficinas Problematizadas do Caso do Eixo Teórico-Prático Integrado (Cetpi)Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ALMEIDA FILHO, Naomar de et al. Formação Médica na UFSB: II. O Desafio da Profissionalização no Regime de Ciclos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.123-134. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01842014.

Este é o segundo artigo de uma série que apresenta estrutura curricular e modelo pedagógico do curso de Medicina em implantação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que adota um regime de dois ciclos de formação, integralmente realizado nos contextos de prática do Sistema Único de Saúde. Para isso, apresentam-se resumidamente perfil e competências dos egressos, introduzindo a estrutura curricular do segundo ciclo do curso e destacando sua aderência ao marco legal vigente. Em seguida, destacam-se os blocos temáticos do eixo de formação técnico-científica, com organização de conteúdos em ciclos de vida, visando superar o modelo que fragmenta o sujeito humano em sistemas, órgãos e patologias. Aborda-se ainda o eixo de práticas, composto por estágios supervisionados em todos os níveis de atenção da rede SUS, destacando a Atenção Primária em Saúde, que perpassa todo o segundo ciclo de formação. Por último, discutem-se impacto e efeitos dessa reestruturação da educação superior no sentido da convergência entre modelos formativos de profissionais de saúde e necessidades de saúde da população.

Palabras clave : Educação Médica; Universidades; Estudos sobre Interdisciplinaridade; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )