SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de MedicinaAvaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha  y  CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.143-150. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.

A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.

Palabras clave : Educação Médica; Aprendizagem ativa; Métodos; História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )