SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de MedicinaAvaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha  e  CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.143-150. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.

A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem ativa; Métodos; História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )