SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e AplicaçõesEstudantes de Medicina e as Drogas: Evidências de um Grave Problema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NOGUEIRA, Denise Lima; LIRA, Geison Vasconcelos; ALBUQUERQUE, Izabelle Mont’Alverne Napoleão  e  LINHARES, Maria Socorro Carneiro. Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.151-158. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00772014.

Hospitais de ensino (HE) são aqueles que desenvolvem ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, sendo necessárias, portanto, qualidade e integralidade em suas ações, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Este estudo analisa a produção científica sobre a avaliação dos hospitais de ensino. Foi realizada uma revisão sistemática,de julho a setembro de 2013, nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline e SciELO, utilizando como orientador da busca o descritor “hospitais de ensino”e como critérios de inclusão: artigos que discutissem avaliação dos HEs; desenvolvidos no Brasil; disponíveis na íntegra e em português; e publicados após 2004. Assim, foram incluídos dez artigos que, por atenderem aos nossos interesses de investigação, foram lidos na íntegra e posteriormente discutidos. A revisão indicou que os estudos existentes são insuficientes para avaliar o desempenho dos HEs, sendo necessárias novas pesquisas em outras regiões do País, com abordagens metodológicas qualitativas e mistas para o desenvolvimento dessa avaliação.

Palavras-chave : Hospitais de Ensino; Avaliação; Benchmarking; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )