SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MACHADO, Cleomara de Souza; MOURA, Talles Mendes de  y  ALMEIDA, Rogério José de. Estudantes de Medicina e as Drogas: Evidências de um Grave Problema. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.159-167. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e01322014.

Este artigo analisa a prevalência e os fatores que desencadeiam o consumo de drogas entre estudantes de Medicina. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica acerca da prevalência do uso de drogas em estudantes de Medicina.Optou-se por privilegiar periódicos de indexação científica, consultando-se o Pubmed e a Biblioteca Virtual em Saúde, e utilizando-se as bases de dados SciELO,Medline e Lilacs. São analisadas três categorias do fenômeno: prevalência do uso de drogas entre os estudantes de Medicina (categoria dividida em drogas lícitas e ilícitas); fatores que propiciam o uso de drogas entre os estudantes de Medicina; e análise referente aos estudantes brasileiros de Medicina. Constatam-se evidências de um grave problema nas Faculdades de Medicina, que é a grande e constante prevalência do uso de drogas lícitas ou ilícitas entre os estudantes e fatores intrínsecos ao curso que podem desencadear o início ou a continuidade dessa prática. Esse problema requer a atenção dos diversos representantes das universidades a fim de que se adotem políticas de controle e redução de uso de drogas no âmbito universitário.

Palabras clave : Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Estudantes de Medicina; Prevalência; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )