SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Health Science Students’ Views on ComprehensivenessMedical Internship: the Challenge of Diversifying Clinical Training Settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUZA, Elizabeth Pinto Valente de  and  PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto. Crenças Epistemológicas e o Processo de Aprendizagem da Homeopatia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.218-225. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02242013.

Observou-se em médicos homeopatas uma prática clínica em desacordo com seu discurso sobre o modelo homeopático, baseado em racionalidade própria. Construiu-se a hipótese de que as crenças epistemológicas modulam a tradução do conhecimento teórico para sua aplicação clínica. Crenças epistemológicas são convicções individuais relativas ao conhecimento e a sua aquisição, e atuam como mediadores cognitivos. Objetivou-se identificar a relação existente entre as crenças epistemológicas de médicos egressos do curso de formação de especialista em Homeopatia e a dificuldade encontrada na incorporação do modelo médico próprio dessa especialidade, determinando práticas médicas distintas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 médicos homeopatas, e o material foi submetido à análise de conteúdo, relacionando as racionalidades presentes no discurso do entrevistado aos tipos de crenças epistemológicas. Sugere-se relação entre as crenças epistemológicas e a prática médica dos egressos a explicar a dificuldade observada na apreensão do modelo homeopático. A compreensão dessa interdependência, tanto pelo docente como pelo aprendiz, pode propiciar uma conscientização sobre o processo de ensino-aprendizagem e orientar o aproveitamento dos estudos e sua aplicação prática em Homeopatia.

Keywords : –Homeopatia; –Ensino; –Aprendizagem; –Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )