SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Medical Internship: the Challenge of Diversifying Clinical Training SettingsMedical Students’ Attitudes toward Alternative and Complementary Therapies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FRANCA, Bruna Carvalho Costa et al. Validação de Instrumento de Registro do Atendimento Clínico Centrado na Pessoa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.233-239. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014.

Diante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendimento clínico centrado na pessoa.

Keywords : –Estudos de validação; –Registro Médico Coordenado; –Assistência Centrada no Paciente; –Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )