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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FRANCA, Bruna Carvalho Costa et al. Validação de Instrumento de Registro do Atendimento Clínico Centrado na Pessoa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.233-239. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014.

Diante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendimento clínico centrado na pessoa.

Palavras-chave : –Estudos de validação; –Registro Médico Coordenado; –Assistência Centrada no Paciente; –Educação Médica.

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